
Minha abordagem
Orientação - Abordagens integrativas:
A forma como eu estudo e sinto a prática clinica - escuta e construção do processo terapêutico -, faz sentido quando associo as linhas teóricas da Tcc e da Fenomenologia-Existêncial (Gestalt Terapia). Foi o modo particular que eu encontrei em se fazer clínica: ressoante com como eu entendo e sinto os processos psicológicos humanos.
Nos formatos de: Psicologia Clínica, Psicoterapia Breve, Terapia Breve Focada na Solução.
Público: adultos e idosos.
Terapia cognitivo-comportamental
Psicoterapia estruturada para situações mais do presente, atuando, também, na ressignificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. Procuro ouvir e compreender cada paciente a partir das suas crenças e padrões de comportamento. Há o uso de técnicas para modificação cognitiva inapropriada, que esteja causando algum acometimento/sofrimento psíquico no paciente.
Na aproximação que tem com a psicologia positiva, procuro reforçar e enaltecer os aspectos positivos já adquiridos pela pessoa.
Como diz Paulo Knapp:
"A terapia cognitiva, uma das poucas formas de tratamento psicoterápico baseado em evidências,"
"a terapia cognitiva é reconhecida hoje como um dos métodos preferenciais para o tratamento de transtornos psiquiátricos, mesmo nos casos mais severos, em que o paciente necessita de tratamento medicamentoso concomitante."
Fenomenologia - Existêncial
"Experiência vívida e reflexão sistemática", pois observamos o entorno e a própria experiência interna. Passando cada vez mais por processos mais conscientes do próprio eu: o que eu absorvo; o que tenho que corresponder na relação com o outro; até onde posso aceitar tal situação na própria troca; por que dessa maneira; o que não cabe mais em mim; o que me representa..
Em uma interlocução um tanto filosófica, vamos construindo um processo terapêutico com os fenômenos que vão surgindo na espontaneidade do paciente e na necessidade de se elaborá-los.
Temas
Como seres biopsicossociais somos atravessados a todo instante por muitos estímulos, eventos e fenômenos que vão constituindo a nossa história e a nossa estrutura subjetiva psíquica, emocional e física. Por tamanha complexidade que também se torna abrangente o espectro de atuação da ciência psicológica. Diante dessa pluralidade me debruço a trabalhar nos mais diversos temas, destacando alguns para vocês:
Análise de comportamento, autoconhecimento, relacionamentos, depressão, ansiedade, fobias, traumas, desamparo, luto, perdas, questões com a autoestima, envelhecimento, fobia social, mudança de identidade de gênero, orientação profissional, desenvolvimento pessoal...
